A importância do dízimo e ofertas (Malaquias 3:10)

Malaquias 3:10 é um versículo central na discussão sobre dízimos e ofertas, onde Deus convida seu povo a trazer os dízimos à Casa do Tesouro, prometendo bênçãos abundantes. Este artigo explora o significado profundo dessa passagem, a importância do dízimo e ofertas como expressão de fé e obediência, e como essa prática pode impactar nossas vidas.

Malaquias 3:10 é um convite e um desafio para todos os que creem em Deus: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança”. Essa 1 passagem nos ensina sobre a importância do dízimo e ofertas como uma expressão de nossa fé e obediência a Deus.  

O dízimo, que significa “décima parte”, é uma prática antiga que reconhece que tudo o que temos vem de Deus. Ao devolvermos o dízimo, estamos reconhecendo que Deus é o provedor de todas as coisas e que confiamos Nele para suprir nossas necessidades.

As ofertas, por sua vez, são dádivas voluntárias que oferecemos a Deus como um ato de gratidão e adoração. Elas podem ser usadas para apoiar o ministério da igreja, ajudar os necessitados e promover a obra de Deus no mundo.

A prática do dízimo e ofertas nos ensina sobre a mordomia cristã, que é a responsabilidade de administrar os recursos que Deus nos confiou. Ao sermos fiéis em devolver o dízimo e ofertas, estamos demonstrando que somos bons mordomos dos bens de Deus.

Malaquias 3:10 nos convida a “fazer prova” de Deus, confiando em sua promessa de abençoar aqueles que são fiéis. Essa promessa não significa que ficaremos ricos materialmente, mas que experimentaremos a provisão de Deus em todas as áreas de nossa vida.

A prática do dízimo e ofertas também nos ensina sobre a generosidade. Ao doarmos com alegria e liberalidade, estamos seguindo o exemplo de Jesus Cristo, que se entregou por nós.

A fidelidade em devolver o dízimo e ofertas é uma forma de honrar a Deus e de expressar nosso amor por Ele. É um ato de adoração que nos conecta com o coração de Deus e nos permite experimentar a sua provisão e bênçãos.

Que a mensagem de Malaquias 3:10 nos inspire a sermos fiéis em devolver o dízimo e ofertas, confiando na promessa de Deus de abençoar aqueles que o honram com seus bens.